J. K. Rowling é uma escritora talentosa, disso todo mundo sabe. A autora de Harry Potter é uma estreante, porém, no cinema. O que, de forma alguma, faz dela uma roteirista ruim. Segundo David Yates, muito pelo contrário. Em entrevista ao Collider, o cineasta falou sobre a criatividade e eficácia da autora na criação do roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam.
“Jo é uma escritora extraordinária. Ela não tinha escrito um roteiro antes, então, essa era uma experiência nova para ela. Se você trabalha com um roteirista tradicional, você dará a ele anotações sobre a primeira versão do roteiro, perderá mais três a cinco dias repassando o outro roteiro, e então serão muitas anotações, e o escritor passará de três a seis meses reescrevendo...", compara Yates, louvando a falta de vícios em J.K. Rowling.
David Yates conta que a escritora britânica transformou o processo muito mais ágil: "Eu fiquei 'Uou! Jo já entregou o roteiro — uma semana depois'. É assim que ela faz", disse Yates, acrescentando que ela é "como um vulcão de ideias": "Ela elabora as anotações e cria uma série de coisas dali para o roteiro, o que nos leva em toda uma variedade de tangentes diferentes."
Por fim, David Yates disse que ela realmente precisou aprender a simplificar as coisas, "em vez de adicionar novas sequências e ideias o tempo todo". "Ela aprende bem rápido. Então, depois de alguns meses nesse processo, ela pegou o jeito muito, muito rápido", contou o cineasta. É... Sintonia digna de Gregório e Clarice.
Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia no dia 17 de novembro, estrelado por Eddie Redmayne, Katherine Waterston e Colin Farrell.