O Festival de Veneza 2016 anunciou ontem seus grandes vencedores, e o Festival do Rio também vibrou. Em sua página oficial, a mostra carioca anunciou que o ganhador do Leão de Ouro, The Woman Who Left, de Lav Diaz, será um de seus principais destaques. O filme acompanha o calvário de uma professora condenada a 30 anos de prisão por um crime que não cometeu.
Além do drama filipino, outros quatro premiados em Veneza estarão no Festival do Rio 2016: La Region Salvaje, do mexicano Amat Escalante, e Paradise, do russo Andreï Kontchalovski, vencedores do prêmio de direção; Bitter Money, do chinês Wang Bing, que ganhou por roteiro; e El Ciudadano Ilustre, dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, que rendeu prêmio para o ator Oscar Martínez.
Vale citar prováveis ausências no grande evento de cinema da Cidade Maravilhosa: o romance musical La La Land - Cantando Estações, pelo qual Emma Stone foi premiada como melhor atriz; o suspense Nocturnal Animals, que ficou com o Grande Prêmio do Júri e foi muito elogiado (leia a nossa crítica); e o filme pós-apocalíptico The Bad Batch, dirigido por Ana Lily Amirpour e ganhador do Prêmio Especial do Júri.
O Festival do Rio 2016 acontece entre os dias 6 e 16 de outubro. A programação completa será anunciada em breve — aqui, no AdoroCinema.