Depois de 18 anos, Mel Gibson finalmente está pronto para levar o best seller The Professor and the Madman aos cinemas. Detentor dos direitos de adaptação do livro de Simon Winchester desde 1998, Gibson irá produzir e atuar no filme ao lado de — eis a novidade! — Sean Penn. Segundo o THR, as negociações com o vencedor do Oscar por Milk - A Voz da Igualdade e Sobre Meninos e Lobos estão bem adiantadas.
The Professor and the Madman é baseado na história real da criação do Dicionário Oxford, iniciada em 1857. O Professor James Murray (Gibson) foi quem começou o ambicioso projeto, tendo o Dr. W. C. Minor (Penn) cuidado de mais de 10.000 verbetes — a despeito de sua condição enquanto interno de um hospício para criminosos. Assim, o filme se desenvolve como um conto em torno de loucura, genialidade e a obsessão de dois homens que mudaram o curso da história literária.
Mel Gibson deixou os planos de dirigir o filme para o seu colaborador em Apocalypto e roteirista Farhad Safinia comandar o longa-metragem. Produtora dos bem-sucedidos Guerra ao Terror e Clube de Compras Dallas, a Voltage Pictures planejar vender The Professor and the Madman para distribuidores internacionais no próximo Festival de Toronto, que acontece entre 8 e 18 de setembro.
As filmagens de Professor and the Madman têm início previsto para outubro.