![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/16/07/28/00/53/533748.png)
"Sentimentos são fáceis de mudar..." já dizia a canção de A Bela e a Fera. Mas em um quarto de século, muita coisa continuou igual! 25 anos se passaram e esta ainda é uma das animações mais queridas da Disney.
Sabia que o estúdio pressionou o diretor Kirk Wise para lançar o filme antes do prazo determinado? Mas, dando uma resposta de mestre, ele disse: "Eu só vou fazer o melhor filme da Disney que posso fazer". E conseguiu! Esta foi uma das curiosidades contadas no painel comemorativo do aniversário de Beauty and the Beast (nome original), que aconteceu na Comic-Con 2016.
O AdoroCinema selecionou algumas desses segredos, que foram revelados durante a convenção. Confira abaixo, depois conte para a gente: o que você mais gosta em A Bela e a Fera?
A animação clássica vai ganhar uma edição especial, lançada em Blu-Ray e cópia digital em setembro. E vale lembrar que a versão live-action da história, com Emma Watson no papel de Bela, chegará aos cinemas em março de 2017.
05. Madame Samovar
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/07/28/00/49/169241.jpg)
A produção de A Bela e a Fera passou semanas em Nova York fazendo audições para o filme, principalmente com atores da Broadway que, é claro, soubessem cantar. A única pessoa que não teve que fazer teste para a animação foi Angela Lansbury, que deu voz à chaleira Madame Samovar. "Foi uma oferta direta", afirmou um dos diretores, Kirk Wise. Para escolher o restante do elenco, eles tentaram olhar para ilustrações do filme para determinar se as vozes que eles estavam ouvindo combinavam com os personagens. Falando em ilustrações, o animador-chefe de Madame Samovar, Dave Pruiksma, criou as regras para o limite de flexibilidade dos movimentos dos personagens, para que eles parecessem críveis mesmo feitos de porcelana e madeira.
04. Escolhendo a Fera
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/16/07/28/00/49/440034.jpg)
O mais difícil na escolha do elenco foi encontrar uma voz para a Fera. A produção testou todos os protagonistas da Broadway e atores de Los Angeles. Cada um que vinha para a audição ou fazia vozes rosnadas de forma animalesca ou soava muito bonito ou muito jovem. O diretor de elenco resolveu ajudar o seu amigo, Robby Benson, que já tinha alguns filmes e produções da Broadway no currículo, e deu aos diretores do filme a fita dele. Ao ouvir a fita cassete com a gravação de Benson, eles acharam o ator que estavam procurando: que tinha uma mistura de vulnerabilidade, aspereza, juventude e foi o primeiro a trazer humor para o personagem.
03. À Vontade
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/07/28/00/50/188446.jpg)
Lembra da música "Be our Guest" ("À Vontade", em português), que é cantada pelos habitantes do castelo quando dão as boas-vindas para Bela? Pois bem, ela ia ser bem diferente na primeira versão do filme. Originalmente, ela seria cantada por Lumière e os demais para Maurice, o pai da Bela, e até a letra seria diferente. No meio da canção, a Fera pularia na mesa e arrastaria o homem para as masmorras. Seria uma cena bem intensa e, segundo brincou o produtor Don Hahn, "teria sido uma história estranha na qual a Fera se apaixona por Maurice". E, acredite, ia demorar para a Bela chegar no castelo! Ainda bem que os animadores perceberam que o número musical seria melhor para a protagonista feminina, e faria com que ela aparecesse mais cedo no filme.
02. Bela bailarina
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/07/28/00/50/421276.jpg)
James Baxter tinha apenas 23 anos quando se tornou animador principal de Bela. Foi um risco mas ele fez algumas das escolhas icônicas para a protagonista e para o filme. Segundo ele, a parte mais intimidante é que "precisava ser bonito — está no título". Baxter queria que Bela se movesse como uma bailarina, tivesse uma postura e a graça dos movimentos de uma dançarina. Para isso, se inspirou em uma atriz latina de novela bastante popular na época. O animador recortava imagens dela das revistas e colocava na sua mesa do trabalho. Ele também desenhou à mão a cena da dança de salão — apesar de muita gente achar que foi tudo animado por computador, os passos entre Bela e Fera foram criados pelas mãos de Baxter.
01. A cor do vestido
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/07/28/00/51/141012.jpg)
O vestido de Bela nem sempre foi dourado. Segundo o diretor de arte Brian McEntee, a roupa originalmente era para ser rosa, pois "o marketing queria tudo rosa e lavanda, porque é isso que toda garota gosta". Felizmente, o animador Chris Sanders teve a ideia de fazer um vestido cor de ouro e convenceu os executivos da Disney de que uma roupa diferente daquelas usadas pelas outras princesas — Cinderela veste branco e azul, a Bela Adormecida usa rosa e azul — faria de Bela uma personagem única.
![](https://br.web.img2.acsta.net/r_640_360/medias/nmedia/18/87/76/31/19457091_fa1_vbr.jpg)
![](https://br.web.img3.acsta.net/r_640_360/videothumbnails/16/05/23/14/53/142685.jpg)