Marvin Gaye (1939 - 1984) será tema de um documentário sobre o processo de produção do emblemático disco "What's Going On" (1971), obra magna do Príncipe do Soul. A família do músico, que cuida do espólio do artista, aprovou uma iniciativa do tipo.
De acordo com a Variety, os três filhos de Marvin — Nona, Marvin III e Frankie Gaye — e a viúva do cantor, Janis Gaye, "apoiaram e colaboraram" com uma produção sobre o músico pela primeira vez.
A direção do longa-metragem será assinada por Gabriel Clarke (Steve McQueen: The Man & Le Mans) e Torquil Jones. Com produção marcada para começar ainda neste ano, o filme se propõe a ser "o retrato definitivo sobre este artista visionário e seu álbum impecável", de acordo com um comunicado oficial divilgado pelos produtores, John McKenna e Victoria Barrell, da Noah Media Group.
"Veja, a guerra não é a resposta / Pois apenas o amor pode vencer o ódio", canta Gaye na faixa de abertura do icônico álbum lançado pela Motown. No início dos anos 70, na ressaca do sonho hippie, em meio à Guerra do Vietnã num país ainda marcado pelo assassinato de Martin Luther King, Gaye comprou briga com sua gravadora para lançar um disco que não se resumisse às suas canções de amor habituais e lançou sua obra magna. O disco conceitual, com canções que se conectam umas as outras, transcende rótulos ao abordar temas como pacifismo, ecologia, questões sociais e religiosidade.
Em 2003, a tradicional revista de música Rolling Stone colocou "What's Going On" no sexto lugar na lista dos "500 Maiores Discos de Todos os Tempos".
O documentário será filmado em Detroit (cidade onde o "What's Going On" foi gravado), em Los Angeles e em Washington (cidade natal de Gaye). Segundo a Variety, haverá entrevistas com "algumas das maiores estrelas da Motown" e "imagens nunca antes vistas do acervo da família de Gaye". O lançamento está marcado para 2017.