Minha conta
    Star Trek vai ganhar seu primeiro protagonista LGBT

    Ele vai se revelar em Star Trek: Sem Fronteiras.

    Desde sua estreia nas telinhas em 1966, Star Trek ficou conhecido por mostrar uma visão multicultural do futuro, algo que ainda sem precedentes na televisão.

    Afinal, nos anos 60, era incomum um piloto de ascedência japonesa — George Takei como Sulu — e uma oficial de comunicações mulher e afrodescendente — Nichelle Nichols como Uhura. E ainda mais inusitado mostrar o primeiro beijo interacial nas telas — entre Uhura e Kirk (William Shatner). Só faltava mesmo incluir um personagem homossexual, né?

    Mas esse fato está prestes a mudar em 2016. Star Trek: Sem Fronteiras vai incluir o seu primeiro protagonista LGBT: Hikaru Sulu.

    Isso mesmo! O personagem que foi intepretado por George Takei na série original Jornada nas Estrelas e nos filmes que a seguiram, e por John Cho na mais recente trilogia da franquia.

    De acordo com o site da revista Time, Cho afirmou que a decisão de revelar a orientação sexual do personagem foi feita pelo roteirista Simon Pegg e pelo diretor Justin Lin. Ela veio como um tributo a George Takei, que se revelou gay em 2005 e, desde então, se tornou um dos maiores ativistas e ícones da causa LGBT.

    Além disso, nas produções de Star Trek, Sulu nunca teve um envolvimento romântico explícito. Já em Star Trek: Sem Fronteiras, o piloto da Enterprise será casado com um parceiro do mesmo sexo e terá uma filha. De fato, no filme Jornada nas Estrelas - Generations, foi apresentada a filha de Sulu, Demora, que depois que assumiu o posto de piloto da Enterprise B.

    Aparentemente, no novo filme, a sexualidade do personagem não será um grande plot twist ou mesmo uma grande revelação. Pelo contrário, será mostrada como um simples fato. Afinal, o universo de Jornada nas Estrelas sempre prezou a diversidade e, de certa forma, transcende raça e sexualidade. Rod, o filho de Gene Roddenberry, criador da franquia, disse ao Wired em 2013, "existem relacionamentos entre espécies em Star Trek, então já passamos do ponto onde a sexualidade é uma questão".

    Star Trek: Sem Fronteiras estreia dia 1 de setembro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top