O filme de ação e ficção científica Independence Day: O Ressurgimento é a maior estreia desta quinta-feira nos cinemas brasileiros. O longa-metragem chega ao circuito mundial de salas 20 anos depois do lançamento do filme original, dirigido por Roland Emmerich, cineasta afeito à tramas com catástrofes que retoma a função na sequência.
Sem Will Smith no elenco, o filme mostra os esforços conjuntos realizados para impedir que um ataque alienígena de proporções faraônicas atinja o planeta no dia 4 de julho. O elenco traz Liam Hemsworth, Jeff Goldblum, Bill Pullman, Maika Monroe, Jessie Usher, Vivica A. Fox e Sela Ward.
Vecedor de quatro prêmios no César, premiação frequentemente chamada de "Oscar francês", o drama Marguerite adapta para os cinemas a história real de Florence Foster Jenkins, uma socialite que reprimiu o sonho de ser cantora lírica por décadas até decidir ir atrás dos holofotes. O grande problema é que sua paixão pela música não é maior do que sua inaptidão para o canto e para guiar uma ópera. O filme é estrelado por Catherine Frot e traz Xavier Giannoli na direção. Florence: Quem é Essa Mulher?, um longa-metragem baseado na mesma história, tem Meryl Streep no papel principal e estreia no dia 7 de julho.
Entre os filmes nacionais os demais destaques são o terror O Caseiro, o documentário Paratodos, o documentário Visita ou Memórias e Confissões e o drama Estive em Lisboa e Lembrei de Você (coprodução Brasil-Portugal).
O Caseiro, de Julio Santi, aborda a história de um cético professor de psicologia que investiga um caso sobrenatural; Paratodos, de Marcelo Mesquita, acompanha nomes importantes do esporte paralímpico brasileiro; Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira, mostra um casal que ocupa uma casa supostamente abandonada; Estive em Lisboa e Lembrei de Você, adapta o romance de Luiz Ruffato com a história de história de um brasileiro que vai tentar a sorte em Portugal após uma desilusão pessoal.
As demais estreias são o drama biográfico Raça, sobre o lendário atleta olímpico negro Jesse Owens, que calou Hitler nas Olimpíadas de 1936; e o drama romântico chinês As Montanhas Se Separam.
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.
Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana:
Independence Day: O Ressurgimento: "Bem inferior ao original, o filme dá continuidade ao combate entre humanos e alienígenas de forma preguiçosa, sem inspiração nem grandes momentos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Marguerite: "Como pode se perceber, esta obra constitui uma fábula rica em significados. Giannoli consegue embutir vários níveis de leitura, tornando a obra fascinante." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Caseiro: "...representa um projeto ambicioso dentro do mercado de cinema brasileiro, além de revelar um cineasta promissor." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Paratodos: "Os esportes são vistos numa bolha isolada da política, da economia e da sociedade. É possível que o espectador termine a sessão pensando que basta se esforçar muito para alcançar o topo do esporte. Ou seja, o projeto pode reforçar o mito da meritocracia, algo muito distante da realidade profissional de qualquer esporte." Leia a crítica completa.
Visita ou Memórias e Confissões: Leia a opinião da imprensa.
Estive em Lisboa e Lembrei de Você: "Oferece uma boa reflexão sobre o sonho de buscar sucesso lá fora, que nem sempre é possível. Um dos principais méritos do roteiro é não julgar seu protagonista. O público pode fazer isso diante de algumas atitudes, mas o filme é honesto e demonstra muito carinho com Sérgio. Afinal, todos estamos sujeitos a termos nossos sonhos partidos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Raça: Leia a opinião da imprensa.
As Montanhas Se Separam: "...é um grande amontoado de ideias inusitadas, só que mal desenvolvidas dentro da proposta narrativa como um todo. Pela originalidade de algumas destas ideias até é interessante de ver, mas o conteúdo é tão frágil e tão infantil, em certos momentos, que deixa uma frustração. " Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.