Dira Paes, atriz homenageada do 26º Cine Ceará, conversou com jornalistas sobre uma situação muito curiosa em sua carreira: um filme rodado há anos, finalizado e não lançado. Baseado na biografia O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó, de Zeneida Lima, Encantados narra uma história de atmosfera mítica, tipicamente brasileira, e foi realizado com uma boa produção e grandes nomes na frente e detrás das câmeras. Por que um filme desse não chegou aos cinemas?!
"Falta a verba de lançamento do filme", disse Dira, em tom de grande lamento. A atriz lembra a recepção calorosa de Encantados durante o Festival do Rio de 2014, dizendo que viu com seus próprios olhos a Pajé Zeneida cantar, emocionar o público e ser ovacionada — como foi o filme, durante cinco minutos, após sua exibição. "O filme já tinha seis anos de feito, e não envelheceu. A gente só vê na Carol que o tempo passou", ela falou sobre a protagonista, Carolina Oliveira, que tinha 14 anos durante a produção de Encantados e hoje tem 21.
Estrelado pela jovem atriz e Thiago Martins, Encantados apresenta um grande elenco: José Mayer, Letícia Sabatella, Ângelo Antônio, Laura Cardoso, Anderson Müller, Cássia Kiss e a cantora Fafá de Belém. A direção ficou a cargo da experiente cineasta Tizuka Yamasaki (minissérie O Pagador de Promessas, Lua de Cristal). E o resultado, segundo Dira Paes, faz jus ao grande time. "É maravilhoso. Eu não entendo como chegou aos cinemas. Encantandos é um filme lindo, brasileiro", disse Dira Paes, "clamando" para que um distribuidor faça o devido lançamento da obra: em todo o Brasil.
Abaixo, trailer e imagens do (ainda) não lançado Encantados.