O drama Paulina, de Santiago Mitre, terá uma sessão especial na cidade do Rio de Janeiro neste sábado (18), às 10h, no cinema Estação Botafogo 1.
Após a exibição do longa-metragem haverá um debate com a diretora Kátia Lund (codiretora de Cidade de Deus ao lado de Fernando Meirelles), com a filósofa Márcia Tiburi, com a roteirista Renata Correa e com a gestora cultural Carla Branco.
Estrelado por Dolores Fonzi, Paulina aborda a personagem-título, uma mulher de vida abastada que abandonou sua trajetória profissional como advogada e decidiu, contra a vontade de sua família, ser professora em uma região carente de uma periferia argentina. Deixando a vida pessoal de lado em nome de um ideal, Paulina tem seus objetivos colocados em teste quando é estuprada por alunos.
O crítico Francisco Russo, editor-chefe do AdoroCinema, elogiou bastante a produção em sua análise da obra. "Paulina é daqueles filmes que, tão logo termina a sessão, você quer discutir com alguém o que acabou de ver. Muito graças aos temas levantados pelo novo trabalho do diretor argentino Santiago Mitre, que cutuca feridas abertas pela sociedade moderna, algumas de forma bastante controversa. A bem da verdade, é difícil aceitar plenamente tudo o que ele apresenta, e esta é a grande beleza do longa-metragem."