A Capital Alencarina sedia hoje um dos principais eventos de seu calendário anual: o Cine Ceará, que chega à sua 26ª edição como um dos maiores festivais de cinema do país. Graças a um trabalho de curadoria minucioso e muito competente, jornalistas do Brasil inteiro e a nata cinéfila de Fortaleza vão certos de garimpar belas joias de todo o cinema ibero-americano desse dia 16 a 22 de junho.
Chico Diaz abre o festival como grande homenageado, numa escalação muito pertinente com a mostra paralela de cinema mexicano, haja vista a nacionalidade do experiente ator. A cerimônia acontece às 19h30, no Cineteatro São Luiz, e servirá como sessão de abertura para os primeiros filmes em competição no festival.
Abissal, documentário do diretor e roteirista cearense Arthur Leite, abre a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-Metragem tem início em seguida, com o premiado filme espanhol Avó, de Asier Altuna Iza. Ambas histórias familiares focadas na figura de uma avó.
O Cine Ceará 2016 terá cobertura completa do AdoroCinema. Abaixo, conheça os filmes em competição no festival de cinema de Fortaleza:
Longa-metragem
Avó
Casa Blanca
Clarisse ou Algumas Coisa Sobre Nós Dois
Clever
Epitáfio
Maresia
Menino 23
Salsipuedes
Curta-metragem
A Festa e os Cães
Abissal
Carruagem Rajante
Da Janela Pra Consolação
Fotograma
Índios No Poder
Janaína Overdrive
Monstro
Noite Escura de São Nunca
O Teto Sobre Nós
Quando é Lá Fora
Solon
Uma Família Ilustre
USP 7%