Desde o primeiro anúncio do elenco de "Harry Potter and the Cursed Child" — peça teatral que continuará a história depois do epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 — em dezembro do ano passado, muitas pessoas se revoltaram com o fato de que a atriz que viverá a Hermione adulta, Noma Dumezweni, é negra.
Na semana passada, quando finalmente foram divulgadas as caracterizações das famílias Potter, Granger-Weasley e Malfoy, algumas pessoas voltaram a questionar a cor da pele da personagem.
A criadora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, defendeu desde o início a escalação de Noma Dumezweni, reiterando que, nos livros, a cor de pele da heroína nunca foi descrita — somente seus olhos castanhos, cabelos crespos e inteligência. Agora, a autora revelou sua frustração pela reação de "um monte de racistas" em relação à Hermione:
"Com minha experiência em mídias sociais, eu imaginei que idiotas seriam idiotas. Mas o que você pode dizer? Esse é o jeito que o mundo é. Noma foi escolhida porque ela foi a melhor atriz para o trabalho", disse em entrevista ao the Observer. Para quem não sabe, Dumezweni é ganhadora do Oscar Award, um dos maiores prêmios do teatro britânico.
Rowling ainda completou: "Um monte de racistas me disseram que como Hermione 'virou branca' - isso quer dizer, perdeu a cor do seu rosto depois de um choque - ela tem que ser uma mulher branca, [afirmação] com a qual tenho muita dificuldade. Mas eu decidi não ficar muito agitada em relação a isso e afirmar com bastante firmeza que Hermione pode ser uma mulher negra com minha benção absoluta e entusiasmo." Em janeiro, Emma Watson, que viveu Hermione nos cinemas, também já havia se pronunciado a favor de Dumezweni no papel.
Focando agora no filho de Harry, Alvo Severo (Sam Clemmett), que tem que lidar com o legado de sua família, "Harry Potter and the Cursed Child" (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em tradução livre) chegará aos palcos londrinhos no dia 30 de julho. Escrita por Rowling, em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, a obra promete fazer todo mundo chorar.
Entretanto, como é comum nos teatros, a peça tem "previews" — ensaios abertos para testar a reação do público — que começam essa semana. Por esse motivo, usando a hashtag #KeepTheSecret, Rowling foi ao Twitter pedir que os fãs mantenham o segredo e não contem spoilers para quem não ainda não viu a peça ou leu o livro. A autora, inclusive, afirmou que, durante toda saga Harry Potter, os potterheads apoiaram uns aos outros e fizeram isso muito bem.
E, sim, se você se está se perguntando, "Cursed Child" será lançada em livro — primeiro uma versão do roteiro de semanas antes da estreia da peça e, posteriormente, uma edição definitiva. A publicação chegará no Brasil, traduzida, em outubro deste ano. Mas a obra original, em inglês, já está em pré-venda e estará nas lojas em 31 de julho.
E isso não é tudo que veremos do mundo bruxo este ano! Animais Fantásticos e Onde Habitam, filme inspirado no livro didático usado em Hogwarts, estreia dia 17 de novembro.