Após quase 20 anos, Terry Gilliam finalmente irá realizar um de seus projetos de gestação mais longa, o filme The Man Who Killed Don Quixote, adaptação ambientada nos dias atuais do clássico da literatura espanhola "Don Quixote", de Miguel de Cervantes.
O anúncio foi realizado numa conferência paralela do Festival de Cannes de 2016. O elenco do filme terá Adam Driver (Star Wars - O Despertar da Força), Olga Kurylenko (007 - Quantum of Solace) e Michael Palin (A Vida de Brian).
A pré-produção do longa-metragem começa no próximo mês de junho. As filmagens estão marcadas para acontecer entre os meses de outubro e dezembro deste ano e o lançamento é previsto para 2017.
O roteiro foi escrito por Gilliam e por Tony Grisoni há décadas. No ano 2000, as filmagens começaram na Espanha, com Johnny Depp entre os nomes do elenco. Após uma série de eventos desfavoráveis, a produção foi cancelada. Em um curto número de dias, o set de filmagens e os equipamentos foram destruídos por uma enchente, Jean Rochefort (que iria interpretar Quixote) teve um ataque cardíaco e os problemas financeiros se multiplicaram.
Palin, velho conhecido de Gilliam por causa dos trabalhos dos dois com o grupo Monty Python, será Don Quixote, retratado aqui como um homem de negócios. Adam Driver ficará com o papel que já foi de Depp, um executivo conselheiro que Quixote confunde com Sancho Panza.
As filmagens serão realizadas na Espanha, em Portugal e nas Ilhas Canárias.