Fãs de Totoro, Chihiro & cia, podem comemorar! O Studio Ghibli tem nova animação na praça: The Red Turtle, exibida ontem na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes.
A novidade surpreende pelo fato de que, em novembro de 2014, seu criador Hayao Miyazaki confirmou que o Ghibli não mais produziria filmes, devido às dificuldades financeiras decorrentes do encarecimento na produção de animação artesanal. A saída, pelo visto, foi partir para a coprodução.
Dirigido pelo holandês Michael Dudok de Wit, The Red Turtle foi produzido pelo Ghibli e mais duas empresas: as francesas Why Not Production e Wild Bunch. Isao Takahata, diretor do clássico O Túmulo dos Vaga-lumes e produtor da nova animação, esteve na sessão de gala do filme no Festival de Cannes, onde foi bastante aplaudido.
A história, inteiramente sem diálogos, acompanha o relacionamento entre um náufrago e uma imensa tartaruga vermelha, em uma ilha deserta. Com uma belíssima animação em 2D, trata-se de uma fábula com tons mágicos e poéticos que acompanha o ciclo da vida de seus personagens principais, com direito a algumas surpresas.
O AdoroCinema apurou que The Red Turtle já foi comprado para exibição nos cinemas brasileiros pela Sony Pictures, mas ainda não tem estreia definida. Não seria nenhuma surpresa se o filme vier a ser indicado ao próximo Oscar de animação, que nos últimos anos tem investido bastante em produções fora do eixo hollywoodiano.