Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo, confirmou que personagens clássicos dos videogames como o Mario, Luigi e companhia estarão presentes nos cinemas dentro de alguns anos em entrevista para o site Ashahi Shimbun.
Apesar de Kimishima ter dito que a Nintendo "quer fazer o máximo que pode fazer por si mesma", a intenção da empresa não é se tornar um estúdio de cinema. O executivo confirmou que a companhia está em negociações com diversas produtoras do mundo em busca de um parcerias para viabilizar os projetos.
De acordo com o porta-voz da Nintendo, Makoto Wakae, alguns detalhes precisam ser acertados, mas produções lançadas diretas em DVD/Blu-Ray também podem estar nos planos futuros. Wakae disse ainda que os filmes podem ser em animação computadorizada e deixou claro que um anúncio oficial será realizado em breve.
A Nintendo é dona de franquias como Super Mario Bros., Donkey Kong e The Legend of Zelda.
O crescimento da Nintendo tem estagnado nos últimos anos principalmente por conta da competição com outras desenvolvedoras de games e consoles e com os smartphones. Neste cenário, os filmes são a chance de reacender a chama do interesse nas propriedades da empresa.
Segundo a Associated Press, a Nintendo perdeu 24 bilhões de ienes (US$ 216 milhões) entre os meses de janeiro e março deste ano, uma perda maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. Os rendimentos do último ano fiscal da empresa (US$ 148 milhões), período que terminou no dia 31 de março, foram 61% menores do que os do ano fiscal anterior.
Em 2015, o lendário designer de jogos Shigeru Miyamoto falou sobre os possíveis filmes da Nintendo. "Estamos avaliando de forma mais ampla qual é o papel da Nintendo como uma empresa de entretenimento, estamos pensando cada vez mais em como os filmes podem se adequar - e nós potencialmente pensamos neles para o futuro."