A Netflix provocou uma verdadeira revolução. Num primeiro momento, a plataforma streaming mexeu com o mercado audiovisual. Agora, já se nota sua influência sobre os espectadores. A oferta instantânea de conteúdo mudou os hábitos do público, que tem consumido o serviço compulsivamente. Segundo pesquisa, as pessoas já passam mais tempo ligadas na Netflix do que praticando outras atividades.
A empresa de consultoria Delloite apurou que 70% dos entrevistados assistem a pelo menos dois episódios seguidos de seriados. O site "Cordcutting", por sua vez, pegou os últimos dados divulgados pela Netflix (125 milhões de horas de conteúdo transmitidas por dia) e dividiu-os pelos 75 milhões de assinantes. A conclusão foi de que os americanos gastam cerca de 100 minutos de seu tempo com o serviço.
O número em si não soa muito absurdo. Porém, segundo o instituto americano de estatísticas relacionadas ao trabalho, esse tempo é superior ao que os norte-americanos passam praticando esportes, relaxando, lendo ou com os amigos — somados! Isto, sim, espanta. Fica a curiosidade (e o apelo) por saber qual seria o resultado numa pesquisa feita ao público brasileiro.
Além da oferta de conteúdo audiovisual instantâneo (influenciando o mundo inteiro, com serviços como o NET Now e o HBO GO, por exemplo), a Netflix mudou tudo ao disponibilizar suas séries com temporadas completas já na sua estreia. O modelo tornou mais comum a prática de maratonas "televisivas". Ou seja, impulsionou o consumo compulsivo do confortável serviço de streaming.
E você, tem uma ideia de quanto tempo passa na Netflix semanalmente?