A repercussão de Doutor Estranho tem sido enorme. Porém, nem sempre positiva. Por isso, a Marvel decidiu se posicionar oficialmente sobre a polêmica em torno da escalação de Tilda Swinton como o Ancião — tida como racista devido ao embranquecimento de um personagem tibetano. Veja o texto, publicado no Mashable, na íntegra:
"A Marvel tem uma grande história de diversidade na escalação de seus filmes e regularmente foge de estereótipos e do material de origem para dar vida ao UCM . O Ancião é um título que não é mantido exclusivamente por um determinado personagem, mas um pseudônimo repassado ao longo do tempo, e nesse filme em particular sua personificação é céltica. Estamos muito orgulhosos por ter a enormemente talentosa Tilda Swinton interpretando esse personagem único e complexo ao lado de nosso rico e diverso elenco."
Tilda Swinton falou, na semana passada, que tudo seria esclarecido quando Doutor Estranho chegasse aos cinemas. Podemos deduzir, portanto, que ela se referia à explicação da origem da personagem, revelada acima. Além dela, o presidente do estúdio, Kevin Feige, e o roteirista C. Robert Cargill também se manifestaram sobre o assunto, revelando as preocupações da Marvel ao definir a etnia do Ancião.
Doutor Estranho estreia no Brasil no dia 3 de novembro, com Benedict Cumberbatch no papel principal e um grande elenco formado por Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Scott Adkins e Benedict Wong. A direção está sob o comando de Scott Derrickson (Livrai-nos do Mal, A Entidade, O Exorcismo de Emily Rose).