Perdido em Marte melhor filme comédia ou musical
Matt Damon melhor ator em comédia ou musical por Perdido em Marte
Jennifer Lawrence melhor atriz em comédia ou musical por Joy: O Nome do Sucesso
O Globo de Ouro 2016 foi estranho. Uma piada sem graça. A tática de colocar dramas leves como comédia/musical na premiação dos jornalistas estrangeiros baseados em Hollywood, no entanto, não é de hoje. Shakespeare Apaixonado, Encontros e Desencontros e Trapaça foram premiados na categoria, mas a vitória do filme de Ridley Scott este ano pegou tão mal, tão mal que a HFPA decidiu tomar uma atitude para acabar com a fraude. Ou ao menos tentar.
Um novo parágrafo foi incluído nas regras gerais: "As obras deverão ser inscritas na categoria que mais se adequa ao tom geral e ao conteúdo. Por exemplo, um drama com momentos cômicos deverá ser inscrito como drama."
Para impedir que inscrições sejam feitas de maneira equivocada, os membros da HFPA vão analisar as submissões e votar se concordam ou não com a categoria sugerida. Se 2/3 dos votos forem contrários, a obra muda de categoria. O objetivo é acabar com as fraudes em drama/comédia e na diferenciação estratégica entre atuações principais e coadjuvantes (caso de Alicia Vikander e Rooney Mara). As novas orientações valem para filmes e séries.
A cerimônia de premiação do Globo de Ouro 2017 será em 8 de janeiro.