A ausência do Hulk de Capitão América: Guerra Civil foi envolta de certa polêmica. Isso porque Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) revelou que o personagem estaria no filme, ao mesmo tempo que Mark Ruffalo foi visto em sets de Capitão América 3 na Alemanda. Porém, seu intérprete veio a público, mais tarde, dizer que não estaria no filme — e agora ele explica o porquê de tal confusão.
"Ele ainda está desaparecido, ainda é desconhecido onde ele está. Eu pensei que estaria no filme, mas, no final, eles, evidentemente, acreditaram que a revelação sobre o que aconteceu com o Hulk era grande demais. A Marvel quer usar essa informação mais adiante", disse Ruffalo, em entrevista a um veículo italiano.
"Meu personagem estava no roteiro, mas depois foi retirado. Talvez o Hulk nem volte mais. De todo modo, eles querem guardar a revelação sobre o que terá acontecido a ele em segredo, pois é realmente grande", terminou o ator, em tom misterioso, porém declarando algo que vai ao encontro do que dissera antes.
A grande diferença é que, após a grande repercussão na imprensa norte-americana dessa entrevista de Mark Ruffalo, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely confirmaram, em declarações ao Huffington Post, tudo o que o ator disse, de sua presença inicial em Guerra Civil à causa de sua remoção.
Capitão América: Guerra Civil chega aos cinemas brasileiros em 10 apenas dias, em 28 de abril. O retorno de Hulk ao Universo Cinematográfico Marvel (com a revelação sobre o desaparecimento de Bruce Banner prometendo uma grande história) em Thor: Ragnarok, que estreia no dia 3 de novembro de 2017.