O Festival Varilux de Cinema Francês já faz parte do calendário cinéfilo. Afinal de contas, lá se vão seis anos em que o público das principais cidades do país tem a chance de conferir um pouco da produção mais recente da sétima arte francesa. Neste ano não será diferente.
Agendado entre os dias 8 a 22 de junho, o Festival Varilux 2016 acontecerá em 50 cidades. Nem toda a seleção está definida, mas alguns filmes já estão garantidos na programação. Confira a relação logo abaixo!
- Chocolate, de Roschdy Zem
- Meu Rei, de Maïwenn
- Um Doce Refúgio, de Bruno Podalydès
- A Corte, de Christian Vincent
- Lolo: O Filho da Minha Namorada, de Julie Delpy
- Abril e o Mundo Extraordinário, de Frank Ekinci e Christian Desmares
- Flórida, de Philippe Le Guay
Uma novidade na edição deste ano é a realização do Seminário da Crítica Cinematográfica, que será ministrado pelo crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da renomada revista Cahiers du Cinéma. A oficina de roteiro está também confirmada, ocorrendo no Rio de Janeiro (roteiros para a TV, cinema e comédia) e no Recife (formatos para TV). As inscrições para as oficinas e o seminário terão início no próximo dia 20 e irão até 10 de maio.
Até o momento estão confirmadas as vindas ao Brasil dos diretores Roschdy Zem, Bruno Podalydès, Philippe Le Guay e Christian Vincent, além dos atores Lou de Laage e Vincent Lacoste.