A história do filme sobre os Emojis não era zoeira e a Sony está levando o projeto muito a sério. Perguntas do tipo "Como? Onde? Quando? Por quê?" logo vêm à mente e algumas respostas foram apresentadas na CinemaCon. A trama foi explicada da seguinte maneira por Kristine Belson, presidente da empresa:
"Através de um aplicativo de texto invadimos o mundo secreto do interior dos smartphones e descobrimos o Emoji Valley, onde os Emojis vivem e trabalham. No fim do primeiro ato, os Emojis vão parar no papel de parede e entram em contato com os mais diversos aplicativos, que oferecem infinitas possibilidades de aventuras."
Infinitas possibilidades de aventuras para os personagens e de merchandising para as marcas envolvidas. Foi anunciado no evento que o Spotify será um dos apps visitados pelas carinhas.
Eric Siegel e Anthony Leondis escreveram o roteiro, arrematado por uma quantia quase milionária em leilão que envolveu grandes estúdios de Hollywood. A previsão é que The Emoji Movie (título provisório) chegue aos cinemas em agosto do ano que vem.