The Other Side Of The Wind, o "filme perdido de Orson Welles", pode estar perto de ser realizado. A Netflix estaria negociando com seus responsáveis — especialmente Oja Kodar, viúva do cineasta — a realização não só do filme, como de um documentário sobre a produção e seus percalços. Segundo o Wellesnet, negociações já se estendem há meses, e o acordo está na casa dos US$5 milhões.
Estrelado por grandes amigos de Welles, como John Huston, Peter Bogdanovich, Henry Jaglom, Susan Strasberg, Dennis Hopper, Paul Mazursky e Claude Chabrol, The Other Side of the Wind — rodado em 8mm, 16mm e 35mm — acompanha um diretor experiente que tenta retomar o sucesso de outrora com um filme de visual atordoante, repleto de sexo e violência, mas esbarra na burocracia de Hollywood.
Inúmeras têm sido as tentativas de lançar The Other Side of the Wind. Uma data de lançamento em 2015 chegou a ser agendada, ao passo que uma campanha no Indiegogo arrecadou mais de 400 mil dólares para o serviço de pós-produção do filme, como edição e trilha sonora.
Sobrinha de Oja Kodar, Sasha Welles conta que ela e o resto da equipe de produção "têm sido otimistas há décadas, ou não estariam tentando lançar o filme há tanto tempo", mas demonstrou certa impaciência com tamanho impasse. "Sempre que cedemos a alguma coisa que eles querem, eles surgem com algo mais, e assim continua sem eu saber quando será o fim disso", reclamou Sasha.
Que a Netflix não ofereça esse obstáculo e enfim realize The Other Side Of The Wind. E fature um bocado (em nicho) com ele. Afinal, que amante do cinema não irá querer ver um último filme do mestre Orson Welles?!