Cineastas vencedores do Oscar em 1998 por Titanic, James Cameron e Jon Landau são as primeiras e poderosas vozes a se posicionar contra a proposta pelo fim da janela de exibição. Falando por ambos, Landau disse ao Deadline que os filmes "devem chegar nos cinemas com exclusividade em seu lançamento inicial". Eiso início de uma grande polêmica.
A proposta do The Screening Room inclui a nata de Hollywood: Steven Spielberg, J.J. Abrams, Peter Jackson, Martin Scorsese, Frank Marshall, Taylor Hackford, Ron Howard e Brian Grazer são os realizadores a favor da medida que democratiza o acesso aos filmes — que poria fim à briga entre os exibidores e a Netflix, por exemplo.
O que não significa que Landau e Cameron estejam imbuídos de más intenções. "Jim e eu seguimos comprometidos com o ritual da experiência do cinema. Para nós, tanto do ponto de vista criativo, como financeiro, isso é essencial", disse Landau. Ele e seu parceiro não entendem por que a indústria não incentiva o público a ver os filmes no local apropriado para a arte que criam: a sala de cinema.
Talvez Cameron e Landau estejam ignorando a questão de escolha que caberia ao público. Ainda assim, seus argumentos são compreensíveis. O que acha?