Em uma ação do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, da Ancine (Agência Nacional do Cinema), 12 longas-metragens brasileiros foram pré-selecionados e serão exibidos para um dos curadores do Festival de Cannes, com a possibilidade de fazerem parte da seleção de uma das mostras da edição deste ano do tradicional festival francês.
Entre os dias 3 e 5 de março, o curador François Lardenois estará em São Paulo e assistirá aos filmes no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Após a exibição, os filmes passarão pela avaliação da curadoria do festival que acontece entre os dias 11 e 22 de maio. A seleção oficial completa deve ser divulgada em abril.
A 69ª edição do Festival de Cannes terá júri presidido por George Miller, diretor de Mad Max: Estrada da Fúria. Entre os longas cotados para fazerem parte da seleção estão Julieta, de Pedro Almodóvar; Zama, de Lucrecia Martel; Silence, de Martin Scorsese; The Birth of a Nation, de Nate Parker -- e vencedor do Festival de Sundance e, por fim, o brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (diretor de O Som ao Redor), que foi apontado pela tradicional revista francesa Cahiers du Cinema entre os mais aguardados de 2016.
Confira abaixo a lista completa dos pré-selecionados:
A cidade do futuro, de Cláudio Marques e Marília Hughes.
Eu não vou dizer eu te amo, de Guto Bozzetti.
Eu te levo, de Marcelo Muller.
Fica mais escuro antes do amanhecer, de Thiago Luciano.
Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, de Belisário França.
Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira.
A Noite Escura da Alma, de Henrique Dantas.
Para Ter Onde Ir, de Jorane Castro.
Rebento, de André Morais.
U: Réquiem para uma Cidade em Ruínas, de Pedro Veneroso.
Urutau, de Bernardo Cancella Nabuco.
Xale, de Douglas Soares.