Indicado em seis categorias no Oscar 2016, incluindo Melhor Filme, Spotlight - Segredos Revelados gira em torno da investigação de um jornal de Boston que desmascarou o frequente abuso de crianças por parte dos padres católicos na cidade, que desencadeou em condenações e investigações por todo mundo. Durante os créditos, o filme cita cidades de todo mundo que sofreram com condenações de padres por pedofilia, incluindo algumas brasileiras, como Mariana/MG e Franca/SP.
Pois bem, agora, o padre de Franca, José Afonso Dé, ameaça processar os produtores do filme. O religioso foi em primeira instância a 60 anos de prisão, mas está recorrendo. O jornal Estado de São Paulo conversou com o advogado do réu, José Chiachiri Neto, que afirmou: "Já interpomos recurso para absolvê-lo em sua totalidade". Segundo o advogado, o Tribunal de Justiça de São Paulo já reverteu sete das nove acusações.
"Quando sair o resultado (do recurso), vamos à Justiça contra os produtores do filme", avisou Chiachiri Neto. Aos 82 anos, José Afonso Dé ainda pertence à Igreja Católica, mas está afastado de suas atividades pelo Vaticano. Os casos envolvendo sua condenação aconteceram em 2010, com vítimas entre 12 e 17 anos de idade.