A 69ª edição do Festival de Cannes terá o diretor australiano George Miller como presidente do júri. Indicado ao Oscar por seu filme mais recente, o elogiado Mad Max: Estrada da Fúria, Miller foi anunciado nesta segunda-feira na presidência do júri, pelos organizadores da competição.
"É um prazer absoluto", declarou o diretor animado após receber o convite. "Estar lá no meio deste festival lendário na descoberta de tesouros cinematográficos de todo o planeta. Passar o tempo em discursos apaixonados com outros membros do júri. Que honra! Estarei lá em um piscar de olhos!"
Em 2015, o júri do Festival foi presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. George Miller é diretor também dos três filmes originais do Mad Max protagonizados por Mel Gibson. Juntos, os quatro filmes da saga (além do original, A Caçada Continua, Além da Cúpula do Trovão e Estrada da Fúria) acumulam um total de dez indicações ao Oscar e faturamento de US$ 375,8 milhões ao redor do mundo.
George Miller venceu o Oscar em 2007 pela animação Happy Feet - O Pinguim. Em 2015, ele esteve em Cannes para a exibição de Mad Max: Estrada da Fúria, exibido fora de competição.
O Festival de Cannes acontece entre os dias 11 e 22 de maio de 2016.