Star Wars - O Despertar da Força ainda está em exibição e Colin Trevorrow já fala de dois filmes à frente, do Episódio IX. Bem-humorado, ele comentava sua preferência por filmes de época gravados em película: "Algo em minha mente diz 'Ué, não havia câmeras na época'", disse ele, para depois confirmar que o terceiro capítulo da nova trilogia será gravado assim, não em digital: "É um filme de época... Aconteceu há muito tempo atrás", Trevorrow brincou.
O diretor de Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros participava de um painel no Festival de Sundance sobre o tema, diz a Variety. A discussão teve como enfoque os aspectos positivos da película num tempo em que o filme está sendo deixado de lado — seja pelos exibidores, cada vez mais contemplando apenas o digital em suas salas, seja pelos estúdios, que desencorajam seus diretores a gravar na custosa e trabalhosa película.
O painel contou com a participação da diretora de fotografia Rachel Morrison (Fruitvale Station) e de um dos cineastas que mais lutam pela película: Christopher Nolan, que utilizou o filme nos blockbusters A Origem e Interestelar. Curiosamente, o outro nome importante desse movimento é Quentin Tarantino, cuja luta recente para exibir Os Oito Odiados em 70mm foi disputada logo contra o monopólio de salas de Star Wars - O Despertar da Força. Se houvesse mais locais equipados com a tecnologia necessária, a briga com a Disney teria sido menor.
Star Wars: Episódio IX chega aos cinemas (ao menos a princípio) em maio de 2019.