Se tem uma coisa que incomoda em Star Wars - O Despertar da Força é o excesso de similaridades com o Guerra nas Estrelas original. A missão de BB-8 é igual à do R2-D2 e a Estrela da Morte como grande ameaça à galáxia são dois exemplos disso. No que diz respeito às referências positivas, o espírito de aventura do Episódio VII, turbinado pelas possibilidades das novas tecnologias, a ótima direção de J.J. Abrams, um elenco afinado, bons personagens etc.
Pois, segundo John Boyega, a nova trilogia seguirá adotando o padrão da saga original em Star Wars: Episódio VIII. Em entrevista à Vogue, ele disse que o próximo filme não terá o ritmo alucinante e aventureiro de O Despertar da Força. Afinal, Uma Nova Esperança não é mais a inspiração. O modelo do diretor Rian Johnson "terá sugestões" de O Império Contra-Ataca. "A história será muito mais sombria", acrescentou o intérprete de Finn.
Star Wars - O Despertar da Força é a terceira maior arrecadação de todos os tempos (sem considerar o ajusteda inflação), com mais de US$$1,750 bilhão. Star Wars - Episódio VIII chega aos cinemas — com essa boa perspectiva de evolução da franquia — em maio de 2017.