O lançamento de Star Wars – O Despertar da Força está agradando muita gente, mas não a todos. O cineasta Quentin Tarantino foi a público durante essa semana para reclamar que a Disney está “saindo do lugar para ferrá-lo” com o episódio VII.
Tarantino deu uma entrevista ao The Howard Stern Show e expressou todo o seu descontentamento com a companhia e ainda a acusou de “práticas chantagistas”. O conflito acontece porque Os Oito Odiados, seu novo faroeste vingativo, estará em pré-estreia nos Estados Unidos em 100 espaços de cinema ao redor do país a partir de 25 de dezembro, exclusivamente em cópias de 70mm. A partir do dia 31, o filme estreia também com cópias digitais.
Acontece que Tarantino queria que o filme fosse exibido no tradicional Cinerama Dome, em Hollywood, que está no momento completamente ocupado com o novo episódio de Star Wars dirigido por J.J. Abrams.
Nós iríamos exibir no Cinerama Dome no dia 25 de dezembro, e ficar em exibição lá exclusivamente durante duas semanas. E Star Wars ía ficar nas duas semanas anteriores. Eu cresci em Los Angeles, então eu acho que o Cinerama Dome é importante, e queria ver [Os Oito Odiados] lá. Então o que aconteceu foi que a Disney, que detém os direitos de Star Wars, decidiu: 'Bom, quer saber? Talvez nós queiramos ficar em exibição lá durante todo o feriado. Então vamos até o Cinerama Dome dizer que eles não podem honrar o contrato de exibir Os Oito Odiados’.
E o pessoal da Arclight, que é dono do Cinerama Dome, disse: 'Não, não, vocês não podem fazer isso. Temos um contrato com o pessoal de Os Oito Odiados, de exibir em 70[mm]. É isso que a gente faz’. Então, ontem, a Disney foi até a Arclight e disse 'Não, vocês vão exibir Star Wars no Cinerama Dome durante todo o feriado, e se vocês não fizerem isso, se vocês honrarem o contrato com Os Oito Odiados, nós não vamos deixar vocês terem Stars Wars, o maior filme do mundo; nós não vamos deixar vocês o exibirem em nenhum cinema da Arclight'
Segundo o The Hollywood Reporter, porém, a Disney já havia agendado o espaço há alguns meses para exibir The Force Awakens a partir da quinta-feira (17) e durante todo o feriado do fim de ano. Enquanto isso, a distribuidora Weinstein Co. havia tentado entrar em um acordo para conseguir o Dome para Os Oito Odiados, mas informantes alegam que nunca houve um contrato formal, e embora a Westein Company soubesse disso há meses, Tarantino só foi informado do ocorrido recentemente.
Visivelmente consternado, o cineasta ainda foi além, e chamou a atitude da Disney de “vingativa” e disse se tratar de uma extorsão. “Eu fiz muito dinheiro para as coorporações Disney,” lembrou, fazendo referência à época que a Disney era dona da distribuidora Miramax, que lançou alguns filmes de Tarantino, como Pulp Fiction – Tempo de Violência e Kill Bill Vol. 1 e Vol. 2.
Ainda assim, o premiado diretor deixou claro que não tem absolutamente nenhum problema com Star Wars ou com o diretor J.J. Abrams, e que a sua briga é mesmo contra os executivos da Disney: “Eu amo J.J.”, finalizou. Enquanto isso, Star Wars – O Despertar da Força segue em exibição em Hollywood no Dome, no TCL Chinese Theatre e no El Capitan, que é da Disney. Já para Os Oito Odiados, um outro auditório da Arclight foi especialmente equipado para projetá-lo em uma cópia de 70mm.
No Brasil, Star Wars já está em exibição em todo o país, enquanto o novo de Tarantino estreia o dia 7 de janeiro.