Minha conta
    Rio Grande do Sul foi o maior pólo cinematográfico do Brasil em 2014

    Pesquisa do IBGE mostrou que os estados cujos municípios apoiam variadas atividades audiovisuais produzem mais filmes.

    O Rio Grande do Sul foi o estado que apoiou o maior número de produções cinematográficas no Brasil em 2014. Segundo o IBGE, foram 60 produções entre curtas, médias e longas-metragens, sendo seguido por Pernambuco (54) e São Paulo (42) no ranking de estados — que apoiaram, ao todo, 480 filmes (229 curtas, 113 médias e 138 longas).

    Curiosamente, os municípios foram os principais apoiadores da produção cinematográfica nacional no ano passado. Cerca de 6% deles apoiou 1.369 filmes: 838 curtas, 271 médias e 260 longas. A pesquisa ainda contemplou o apoio à realização audiovisual em sua diversidade, de atividades de preservação e conservação de filmes à realização de mostras, festivais e cineclubes.

    Uma constatação fez a correlação entre as duas pesquisas: segundo o IBGE, os estados cujas grandes cidades são as principais apoiadoras de atividades audovisuais são impactados (positivamente, claro) em sua produção cinematográfica. Em destaque, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (o que, curiosamente, demonstram um potencial de crescimento na produção do Rio Grande do Sul e de Pernambuco).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top