Zoolander 2 só chega aos cinemas em 2016 e já causa polêmica. Ativistas LGBT (em defesa de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros) acusam a comédia de "ofensiva" e "perigosa", e por isso lançaram uma petição promovendo o boicote do filme estrelado por Ben Stiller e Owen Wilson. Tudo culpa de uma piada em forma de personagem, de estereótipo.
"No trailer de Zoolander 2", prevê a petição criada por Sarah Rose, "um personagem andrógino interpretado por Benedict Cumberbatch é perguntado por Zoolander e Hansel se ele é um modelo homem ou mulher, e se ele tem um cachorro quente ou um pão de forma". A resposta do personagem é um trocadilho com o seu nome: "All é tudo!".
"O personagem de Cumberbatch é claramente caracterizado como um escárnio exagerado e caricato de indivíduos andróginos/trans/não-binários. Este é o equivalente moderno de pintar a cara de preto para representar uma minoria." Por fim, a petição alerta que a continuação de Zoolander "endossa percepções nocivas e perigosas à comunidade homossexual em geral". Vale a reflexão. Inclusive pelo fato de a petição já ter quase 10 mil assinaturas.
Confira o polêmico trailer de Zoolander 2, que estreia no Brasil no dia 3 de março de 2016: