Enquanto cada estúdio de Hollywood tenta encontrar uma franquia de super-heróis para chamar de sua, a Universal Pictures revirou o baú de seu catálogo para, nos moldes da Marvel, criar seu próprio universo cinematográfico. Ao invés de heróis, o estúdio irá investir em um universo compartilhado baseado em personagens como Conde Drácula, Frankenstein, A Múmia, Lobisomen, O Monstro da Lagoa Negra, entre outros.
O roteirista Chris Morgan, de Velozes & Furiosos 7, que irá desenvolver os filmes dos monstros ao lado do roteirista Alex Kurtzman, da franquia Transformers, afirmou que a iniciativa da Universal irá despertar outro interesse nos cinéfilos, que devem deixar o Homem de Ferro e o Superman de lado.
"Heróis costumam ser perfeitos, mas a maior parte do público nunca saberá como é ser a pessoa mais inteligente, forte ou rápida que já viveu", disse Morgan. "Mas existem trevas dentro de todas as pessoas e todo mundo gostaria de ser capaz de transformar uma maldição em algo empoderador. Os monstros estavam nas sombras. É hora de trazê-los à luz", completou.
A ideia é que um filme novo da saga seja lançado todos os anos. Após o pontapé inicial em Drácula - A História Nunca Contada, que traz Luke Evans no papel principal, a Universal irá lançar o reboot A Múmia, que terá a direção de Kurtzman.
"Nós estamos criando uma mitologia, então nós estamos olhando para este cânone e pensando: 'Quais são as regras?'. Quais regras podemos quebrar e quais são intocáveis", divagou Kurtzman.
O filme que irá reunir todos os monstros ainda não tem previsão de estreia. O novo A Múmia estreia em 2017.