Minha conta
    Policiais ameaçam Quentin Tarantino com uma "surpresa": "Algo pode acontecer a qualquer momento"

    Policiais de diversos estados americanos clamam por boicote contra o diretor, que costuma criticar a brutalidade dos oficiais de segurança.

    Eduardo Munoz Alvarez/AFP/Getty

    A cruzada dos policiais dos Estados Unidos contra o diretor Quentin Tarantino continua. Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, um porta-voz da Fraternal Order of Police (Ordem Fraternal dos Policiais), que conta com mais de 330 mil membros, afirmou que o cineasta terá uma "surpresa" em retaliação aos seus comentários que condenam a brutalidade da corporação.

    "Algo está sendo planejado, mas o elemento da surpresa é o mais importante", afirmou Jim Pasco, diretor executivo da FOP. "Algo pode acontecer a qualquer momento entre agora e a estreia do filme. E muito disso será causado pelo próprio Tarantino, que não é nada além de previsível". O filme em questão a qual Pasco se refere é o faroeste Os Oito Odiados, próximo lançamento do diretor, que estreia nos Estados Unidos no Natal.

    "A hora e o lugar corretos irão chegar e nós iremos feri-lo na única forma que parece importar par aele, que é economicamente", afirmou Pasco. Quando foi perguntado se suas declarações representavam uma ameaça velada à integridade física do cineasta, o diretor executivo da FOP tentou esclarecer: "Oficiais de polícia protegem pessoas. Eles não saem para machucar pessoas". 

    Em outubro, Tarantino esteve na cidade Nova York para participar de uma marcha que fazia parte da campanha "Rise Up October". O objetivo do protesto era chamar a atenção para o número de mortes causadas pela polícia que poderiam ter sido evitadas. "Estou aqui porque sou um ser humano com uma consciência. E quando eu vejo um assassinato, eu não posso ficar calado, e eu tenho que chamar o assassinado de assassinado, e os assassinos de assassinos", afirmou o cineasta na ocasião. "Se você acredita que há um assassinato acontecendo, então você precisa se erguer contra ele. Eu estou aqui para dizer que estou do lado do assassinado", completou.

    As declarações de Tarantino causaram revolta em policiais e diversas organizações de patrulheiros clamaram por boicote ao filme Os Oito Odiados. Muitas dessas organizações chamaram o diretor de "odiador de policiais", "depravado" e "degenerado".

    "Sim, eu fiquei surpreso [com a repercussão]", comentou o diretor em um programa de TV. "Eu achava que eu era um americano e tinha direito de fazer jus à Primeira Emenda [à Constituição dos Estados Unidos, que garante o direito liberdade de expressão] e que não haveriam problemas em ir para um protesto anti-brutalidade policial e dizer o que penso. Só porque eu sou contra a brutalidade policial não significa que eu seja contra os policiais", esclareceu Tarantino.

    Os Oito Odiados estreia no Brasil no dia 7 de janeiro de 2016. Samuel L. JacksonKurt RussellJennifer Jason LeighWalton GogginsDemian BichirMichael MadsenTim RothBruce Dern e Channing Tatum estão no elenco.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top