Pensar no legado deixado por Walt Disney para os cinemas é lembrar do icônico personagem Mickey Mouse, que até hoje é símbolo da companhia e um marco na infância de muita gente, né?
Mas, você sabia que, se um acordo de negócios tivesse um final diferente, seria Oswald, o Coelho Sortudo a estrela dos estúdios?
Muitos filmes protagonizados por Oswald sobreviveram ao longo dos anos, mas um deles parecia estar perdido para sempre. Entretanto, para a alegria dos cinéfilos amantes da Disney, o curta-metragem Sleigh Bells (Sinos do Trenó, em tradução livre), de 1928, foi redescoberto na última semana pelo Instituto Britânico de Cinema (BFI).
O filme de cerca de 6 minutos não era visto desde o seu lançamento, que ocorreu 87 anos atrás, e sua única cópia sobrevivente estava preservada no arquivo do BFI. A descoberta de Sleigh Bells foi feita por um pesquisador que trabalhava no acervo on-line do instituto.
Para quem não sabe, Oswald the Lucky Rabbit (no original) foi o primeiro personagem da Disney, criado em 1927 por Walt e Ub Iwerks para a primeira série animada do Universal Studios. O coelho era amado pelo público por sua personalidade travessa e rebelde. Porém, um desentendimento contratual com a Universal fez com que os animadores perdessem os direitos da figura. Eles, então, criaram o ratinho Mickey (cujos traços se assemelham aos de Oswald). E, somente em 2006, a Disney recuperou o direitos do personagem.
O curta "perdido" traz o Coelho Sortudo em um jogo de hóquei no gelo, e é um dos maiores exemplos da animação muda de Walt Disney. Assista a uma prévia:
Depois da revelação, o Walt Disney Animation Studios restaurou o curta protagonizado por Oswald e criou novas cópias físicas e digitais. Sleigh Bells vai estrear mundialmente no dia 12 de dezembro, como parte de um programa especial de Natal, chamado It's a Disney Christmas: Seasonal Shorts.