Faleceu nesta quarta-feira, 4 de novembro, a roteirista Melissa Mathison. Ela tinha 65 anos e estava internada em um hospital de Los Angeles, onde lutava contra um câncer. A informação foi confirmada por seu irmão Dirk Mathison.
Melissa ficou conhecida por escrever o roteiro do clássico E.T. - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar e um prêmio do WGA (Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos).
Em toda sua carreira, escreveu apenas oito roteiros, mas também trabalhou com nomes importantes como Frank Oz (A Chave Mágica) e Martin Scorsese (Kundun). Por sinal, estava afastada dos roteiros desde este último, lançado em 1997. Recentemente, havia retomado a parceria com Spielberg ao escrever The Big Friendly Giant, atualmente em pós-produção e com previsão de lançamento para 2016.
Antes de se aventurar como roteirista, Mathison atuou como assistente em dois filmes de Francis Ford Coppola: O Poderoso Chefão II e Apocalypse Now. Em 2008, atuou como consultora de roteiro para a versão dublada nos EUA da animação Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar. Seus outros créditos incluem a coprodução de Kundun e a produção associada de E.T..
Ela foi casada entre 1983 e 2004 com o ator Harrison Ford, com quem teve dois filhos, Malcolm e Georgia.
Na edição especial em DVD de E.T., Spielberg falou um pouco sobre a roteirista: "Melissa me entregou um primeiro rascunho com 107 páginas e eu li em uma hora. Foi nocauteado. Era um roteiro que eu estava disposto a começar a filmar no dia seguinte. Era tão honesto. A voz de Melissa fez uma conexão direta com meu coração."