Kristen Stewart e Chloë Sevigny vão protagonizar um novo drama psicológico que irá contar a história de Lizzie Borden, uma das figuras mais tradicionais e icônicas do folclore norte-americano.
O projeto é do diretor Pieter Van Hees, com roteiro escrito por Bryce Kass. Ainda sem título definido, o filme terá Sevigny no papel da infame personagem principal, Lizzie Borden, enquanto Stewart será Bridget Sullivan, empregada da família Borden que vivia na mansão junto com eles. Segundo informa o THR, ela ainda está em fases iniciais de negociação.
O caso de Lizzie Borden é extremamente famoso nos Estados Unidos e faz parte da cultura popular. Lizzie Andrew Borden foi acusada de duplo homicídio quando encontrou seu pai, Andrew J. Borden, e sua madrasta, Abby Borden, mortos em sua casa com pancadas brutais, no dia 4 de agosto de 1892.
No dia do crime, Lizzie encontrou o corpo de seu pai no sofá enquanto Sullivan estava limpando as janelas. Segundo testemunhas, a garota pediu para chamar um médico e gritava que alguém havia entrado na casa e assassinado seu pai. Pouco depois, o corpo da madrasta foi encontrado no segundo andar da residência. A perícia apurou que os dois foram mortos com brutos golpes de uma arma pesada e afiada, e após a polícia encontrar um machado no porão da casa, foi presumido que esta seria a arma do crime, e Lizzie foi julgada.
O caso permanece inconcluso até os dias de hoje. Inúmeras teorias rondam a história e criaram lendas que perpetuaram no imaginário popular. Lizzie foi absolvida e considerada inocente nos julgamentos, mas até hoje a cultura popular a coloca como assassina que matou o pai e a madrasta a machadadas.
Dentre as inúmeras teorias que rondam a história – nenhuma delas oficialmente confirmada, está a de que Lizzie e Sullivan tinham um caso amoroso, que havia sido descoberto por Abby. Outras versões contam que Andrew havia mudado seu testamento para excluir Lizzie, ou que a garota sofria de crise epiléptica durante o seu ciclo menstrual, e que poderia ter cometido os assassinatos em um estado de sonolência, sem ter consciência do fato.
O filme vai explorar os eventos que antecederam os crimes, e deve focar na relação da família com a empregada. Nenhum detalhe sobre o roteiro foi oficialmente divulgado, mas a produção está a cargo de Naomi Despres, de O Mensageiro (2014).
Chloë Sevigny esteve recentemente em American Horror Story: Asylum e Hotel, além dos longas Psicopata Americano (2000) e Meninos Não Choram (1999). Já Stewart chega novamente aos cinemas brasileiros com American Ultra: Armados e Alucinados, no dia 10 de dezembro. A atriz também está envolvida no próximo filme de Woody Allen com Jesse Eisenberg e Bruce Willis.
Lizzie Borden foi abordada recentemente na televisão com a minissérie The Lizzie Borden Chronicles, protagonizada por Christina Ricci.