A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já divulgou os nomes dos filmes que se candidataram à indicação ao Oscar 2016 e o título chinês é Go Away Mr. Tumor, de Han Yan.
Entretanto, o longa não foi a primeira opção do país: a produção que iria disputar uma chance no Academy Awards do ano que vem era Espírito de Lobo, só que a candidatura foi descartada.
O motivo? Não havia chineses suficientes na equipe. Apesar de o filme ser falado predominantemente em mandarim e dos principais atores serem chineses, o diretor, Jean-Jacques Annaud, e o roteirista, Alain Godard, são franceses.
Espírito de Lobo chegou a ser indicado, mas, no dia 5 de outubro, a Academia notificou o órgão estatal chinês sobre o filme não satisfazer os requisitos da categoria de filme estrageiro. Um deles indica que o controle criativo do filme tem que estar em grande parte nas mãos de cidadãos ou residentes do país, e que a nação precisa comprovar isso. O produtor do longa, Wang Weimin, afirmou que a estatal chinesa e sua equipe tinham entendido que o critério fosse flexível.
Wang afirmou que respeita a decisão da Academia e que já se sente honrado de que seu filme tinha sido escolhido para entrar. E completou: "Mr. Tumor é um filme com energia positiva e eu desejo a ele boa sorte". O diretor Han Yan, cujo nome ainda não era amplamente conhecido na China, escreveu no seu perfil no Weibo - o Twitter chinês - que se sente extremamente sortudo por Go Away Mr. Tumor ter sido selecionado.
O longa que concorre a uma vaga no Oscar é baseado em uma revista em quadrinhos online e conta a história de uma mulher que luta contra o câncer e se apaixona pelo seu médico. Já o rejeitado, Espírito de Lobo, é inspirado em um livro bestseller chinês e retrata um jovem estudante que vai viver entre os nômades da Mongólia e acaba se questionando sobre a similaridade entre humanos e lobos.
Enquanto Mr. Tumor é uma comédia romântica que agrada multidões e foi bem nas bilheterias - arrecadando cerca de 510 milhões de yuans desde o seu lançamento - mas não tão bem recebido pela crítica, Espírito de Lobo é um filme altamente elogiado, com grande apoio da estatal chinesa e um diretor francês de prestígio, que arrecadou 700 milhões de yuans nas bilheterias.
Wolf Totem (no original) chega aos cinemas dia 29 de outubro. Assista ao trailer: