Vingadores: Era de Ultron enfrentou dificuldades típicas de um segundo filme. Além de fazer jus à qualidade do primeiro (Os Vingadores - The Avengers não só marcou a 3ª maior bilheteria da história, como estabeleceu o Universo Cinematográfico Marvel), Joss Whedon tomou para si a missão de fazer algo diferente, mais sombrio. Para piorar, o diretor ainda precisava pavimentar o caminho para a Fase 3 da franquia — e foi aí que o diretor teve uma das primeiras (dentre tantas) discordâncias com o estúdio.
"No início do desenvolvimento, havia a noção de que deveria ter um monte de novos personagens", disse Jeremy Latcham, produtor executivo e peça-chave do Marvel Studios, acrescentando que Joss Whedon não gostou nada da ideia de apresentar rapidamente um grupo de personagens desconhecidos. Assim, eles decidiram que apenas um super-herói seria apresentado; uma super heroína: Capitã Marvel! "Pareceu estranho termos apenas uma pessoa", resumiu Latcham, revelando o outro lado de uma história já contada por Joss Whedon — e em tom de revolta.
Joss Whedon gostava da ideia de ter a Capitã Marvel em Era de Ultron, e uma cena da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) voando foi supostamente filmada para que, em caso de escalação da personagem, pudesse haver uma substituição, digitalmente. Porém, ele e Kevin Feige chegaram à conclusão de que um filme de origem solo da heroína era o mais indicado, e a solução foi aproveitar os personagens à disposição.
"Teriam de ser Wanda e Visão [Paul Bettany], certamente, e, em menor grau, o Falcão [Anthony Mackie] e Rhodey [Don Cheadle], aprendendo o significado de ser uma equipe, ainda que fosse a equipe mais disfuncional da história", contou Feige, explicando a lógica de se ter o Capitão América (Chris Evans) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) como líderes de um novo grupo de super-heróis, como acontece no final de Vingadores: Era de Ultron.
Steve Rogers e Tony Stark frente a frente em artes conceituais de Capitão América: Guerra CivilCuriosamente, esse quarteto já estará dividido em Capitão América: Guerra Civil, com o Falcão mantendo-se fiel a Steve Rogers, enquanto a Viúva Negra levará o Visão e o Máquina de Combate para o lado do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Se eles já estarão reunidos ao final do próximo lançamento da Marvel, só saberemos em abril de 2016.