Em setembro de 2004 uma edição do programa 60 Minutes Wednesday gerou uma enorme polêmica que abalou a credibilidade do canal CBS News. O jornalístico apresentou uma reportagem afirmando que George W. Bush, presidente em campanha à reeleição, escapou do serviço militar obrigatório na época da Guerra do Vietnã por influências políticas. A revelação caiu como uma bomba, provas foram contestadas, uma investigação aconteceu e no fim cabeças rolaram. Mary Mapes, produtora responsável pela matéria especial, publicou no ano seguinte um livro contando sua versão dos fatos e agora a obra foi adaptada para o cinema em Truth.
James Vanderbilt - roteirista de Zodíaco e O Espetacular Homem-Aranha - estreia na direção comandando Cate Blanchett no papel de Mapes, a produtora que aposta no furo e coloca o time para funcionar. Escalação: Dan Rather (Robert Redford), Lucy Scott (Elisabeth Moss), Mike Smith (Topher Grace) e Roger Charles (Dennis Quaid). Uma bela história que vira um interminável pesadelo. "Não é um processo, é uma caçada.", um personagem chega a comentar.
Exibido pela primeira vez no Festival de Toronto, o drama será lançado nos Estados Unidos em 16 de outubro, de olho na temporada de prêmios. Notou que o trailer parece um "clipe de Oscar" de Blanchett? Não é por acaso. O desempenho da atriz vem sendo o ponto mais elogiado pelos críticos, para desespero da equipe de campanha de Carol.
Truth ainda não tem previsão de estreia no Brasil.