James Tiberius Kirk. O homem. O mito. O capitão mais famoso de Jornada nas Estrelas, que já ganhou as telinhas e as telonas inúmeras vezes. Ah, se ele pudesse escrever um livro de memórias, todos os fãs iriam à loucura, não é mesmo? Mas... e se nós dissessemos que ele realmente fez isso?
Não, não estamos falando do intérprete dele, William Shatner (nem de Chris Pine!), mas do próprio Capitão James T. Kirk!
No livro "The Autobiography of James T. Kirk - The Story of Starfleet's Greatest Captain", o escritor e roteirista David A. Goodman (Enterprise, Uma Família da Pesada) dá voz ao personagem em uma autobiografia que revela Kirk como um homem determinado, às vezes inseguro, um pai ausente, que "deixou seu filho pelo seu trabalho", e que estava destinado a ser um herói da Frota Estelar.
Tomando por base referências da icônica série de TV dos anos 60 e dos filmes da franquia, a narrativa conta, ainda, porque o capitão futuramente se arrependeria de salvar a história; explica como surgiu o apelido "Bones" do Dr. McCoy (no Brasil, chamado de "Magro"); revela o amor da vida dele e a relação entre Kirk e seu filho; entre outros detalhes da vida do maior capitão da Frota Estelar.
A obra tem a participação de dois dos maiores amigos de Kirk: o prólogo é feito pelo Dr. Leonard McCoy (interpretado nas telas por DeForest Kelley e Karl Urban) e o epílogo, pelo vulcano Spock (Leonard Nimoy e Zachary Quinto). O primeiro aponta que Kirk é "o maior herói de todos os tempos", enquanto o segundo escreve que "seu trabalho e realizações fazem dele um dos maiores homens que já viveram. Isso é fato objetivo; como um Vulcano, sou incapaz de hipérbole".
Além disso, o livro contém ilustrações, incluindo uma foto da formatura da turma de Kirk na Frota Estelar e uma carta nunca enviada do capitão para o seu filho.
Na Comic-Con deste ano, William Shatner fez a leitura de uma parte do livro, ao lado de Goodman. "The Autobiography of James T. Kirk - The Story of Starfleet's Greatest Captain" foi publicada na última terça-feira, 8 de setembro - data que marca os 49 anos da estreia de Jornada nas Estrelas na televisão americana.
Vale lembrar que Star Trek 3 chega aos cinemas em julho de 2016.