Em Veneza promovendo as exibições de Aliança do Crime e A Bigger Splash, Dakota Johnson falou sobre a expectativa para o começo do trabalho em Cinquenta Tons Mais Escuros. Entrevistada pela Esquire, ela confirmou a contratação de James Foley e se disse preparada para a "parte dois":
"É excitante, mas durante um momento tive medo, por não saber o que iria acontecer. Tive aquela experiência com Sam [Taylor-Johnson] e de repente tudo se foi. Agora estou animada, James é um cineasta talentoso. Quantas vezes você tem a chance de reunir o time com uma pegada diferente?"
Dakota, que interpreta Anastasia na adaptação da trilogia recordista de vendas de E. L. James, afirmou já ter conhecido pessoalmente o novo "chefe", diretor de A Estranha Perfeita e vários episódios de House of Cards, que desbancou os também cotados Mark Pellington (O Suspeito da Rua Arlington, A Última Profecia) e Tanya Wexler (Histeria). Questionada se o novo filme será muito diferente do primeiro, por conta da mudança de comando, ela preferiu despistar:
"Você verá quando for lançado..."
Com roteiro de Niall Leonard, marido de James, Cinquenta Tons Mais Escuros estreia em 9 de fevereiro de 2017.