No início desta semana, uma importante mudança estrutural surpreendeu Hollywood: Kevin Feige, o todo poderoso do universo cinematográfico Marvel, não mais responderia ao CEO da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter. De acordo com o novo organograma da empresa, o produtor agora se reportaria diretamente a Alan Horn, executivo da Walt Disney Pictures. Na prática, a modificação indica que Feige terá mais liberdade na condução dos próximos filmes da Marvel. A novidade é que o produtor este perto de pedir demissão do atual cargo. Tudo por causa de Capitão América: Guerra Civil.
Fã inveterado de quadrinhos, Feige sabia que "Guerra Civil" tinha sido uma das sagas mais elogiadas da Marvel nas últimas décadas. Além disto, tinha um apelo bastante forte pelo fato de colocar em lados opostos Capitão América e Homem de Ferro. Só que Perlmutter se recusava a pagar um alto salário para que Robert Downey Jr. estivesse no longa-metragem. O motivo? O executivo queria diminuir o já robusto orçamento da aventura.
Diante deste embate, chegou a ser cogitada a possibilidade de que Downey Jr. tivesse apenas uma participação especial, o que sairia bem mais barato. Entretanto, a vontade de Feige prevaleceu e o ator foi contratado, pela bagatela de US$ 40 milhões de salário mais participação nos lucros e um bônus caso a bilheteria do filme supere a de Capitão América 2 - O Soldado Invernal. Nada mal, não?
Desgastado com o confronto interno, Feige chegou a demonstrar sua insatisfação com o CEO da Disney, Bob Iger, ameaçando até mesmo se desligar da empresa. Não foi o que aconteceu, como se sabe.
Com a nova estrutura da Marvel, cabe a Feige cuidar de todo o setor de cinema da empresa e a Perlmutter o das séries de TV - ou seja, Agent Carter, Agents of S.H.I.E.L.D., Demolidor e demais projetos com a Netflix. Ainda não se sabe de que forma isto irá afetar a produção de cada uma delas.
Capitão América: Guerra Civil será o próximo filme da Marvel a chegar aos cinemas. Estrelado por Chris Evans, Downey Jr., Scarlett Johansson, Jeremy Renner e mais uma penca de astros, o longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros em 14 de abril de 2016.