Depois de ficar na lista dos favoritos da Universal Pictures para comandar Cinquenta Tons mais Escuros, o diretor James Foley recebeu oficialmente uma proposta para dirigir a sequência de Cinquenta Tons de Cinza, de acordo com informações do site Variety.
O cineasta, que dirigiu A Estranha Perfeita e diversos episódios de House of Cards, passou a maior parte de sua carreira dedicado ao suspense e ao drama, o que se exemplifica em sua direção dos filmes Dominados Pelo Desejo, Medo e O Sucesso a Qualquer Preço e nos capítulos das séries Twin Peaks, Hannibal e Wayward Pines.
O perfil do cineasta condiz com a revelação da presidente da Universal Pictures, Donna Langley, que Cinquenta Tons mais Escuros será um filme de suspense.
Assim, Foley conquistou a preferência da Universal Pictures, deixando para trás os diretores Mark Pellington (O Suspeito da Rua Arlington, A Última Profecia) e Tanya Wexler (Histeria). Wexler foi a única diretora cotada para substituir a vaga de Sam Taylor-Johnson, responsável pelo primeiro filme.
A produção de Cinquenta Tons de Cinza foi marcada por problemas envolvendo Taylor-Johnson e E.L. James, autora do livro e produtora do filme. Kelly Marcel, roteirista do filme, chegou a afirmar que foi "incapaz de implementar sua visão criativa" e que, por frustração, não irá assistir a versão final que chegou aos cinemas em fevereiro deste ano. "Quando eu entreguei o roteiro, eu percebi que quando eles diziam 'Sim, isso é exatamente o que queremos' e 'Você pode escrever tudo o que quiser e tornar isso louco e artístico', era tudo uma absoluta mentira. Absolutamente", disse ela.
Na continuação, o roteiro será escrito por Niall Leonard, marido de James.
Cinquenta Tons mais Escuros terá o retorno dos atores principais e terá Anastasia Steele (Dakota Johnson) tentando se desvencilhar das algemas de Christian Grey (Jamie Dornan) enquanto pesquisa sobre seu passado misterioso. A estreia está prevista para o dia 9 de fevereiro de 2017.