Determinado a se afastar de Edward Cullen, Robert Pattinson tem entrado em projetos cada vez mais ousados e desafiadores. Novo queridinho de David Cronenberg, com quem já fez dois filmes, ele recentemente deixou um faroeste para interpretar um ladrão de banco no próximo longa dos irmãos Safdie; vai trabalhar com James Gray em The Lost City of Z; e será dirigido por Harmony Korine em The Trap. Entre os já prontos, ainda não lançados, Life, em que ele vive o renomado fotógrafo Dennis Stock, e Queen of the Desert, de Werner Herzog.
E agora mais um plus no currículo: Pattinson foi escolhido para protagonizar o primeiro filme de Claire Denis em língua inglesa. Habituée dos principais festivais do mundo, a diretora francesa - responsável por Minha Terra, África, Beau Travail, Bastardos e 35 Doses de Rum - vai se lançar no novo desafio com uma aventura para além do sistema solar, num tempo futuro que guarda muitas semelhanças com o presente. Denis está escrevendo o roteiro com os escritores Zadie Smith e Nick Laird, contando ainda com colaboradores como o astrofísico Aurélien Barrau, o artista Olafur Eliasson e o músico Stuart A. Staples.
Ainda sem título, a ficção científica começará a ser filmada no fim deste ano, mais tardar no início de 2016. Robert Pattinson vai viver o astronauta principal, afirma o Screen Daily.