O estúdio Summit Entertainment, subsidiário da Lionsgate, irá produzir o filme Empire, desenvolvido para ser o primeiro longa-metragem de uma franquia que foca na ascensão do imperador romano Júlio César e sua inicial amizade com seu futuro inimigo mortal Marco Júnio Bruto.
A Lionsgate é famosa por produzir as populares franquias Crepúsculo, Jogos Vorazes e Divergente, baseadas em séries de livros de ficção distópica voltada para adolescentes.
Emperor será baseado nos livros "O Imperador I - Os Portões de Roma" e "O Imperador II - A Morte dos Reis", do escritor Conn Iggulden, famoso por seus livros de ficção baseados em fatos históricos. A série de livros O Imperador conta ainda com os volumes "O Imperador III - Campo de Espadas", "O Imperador IV - Os Deuses da Guerra" e "O Imperador V - Sangue dos Deuses".
No primeiro filme, Júlio e Marco serão mostrados inicialmente em suas infâncias. De acordo com o site Deadline, o filme terá intrigas políticas, batalhas, personagens sedentos por poder e irá explorar situações sexuais, à exemplo da fórmula bem sucedida apresentada na série Game Of Thrones.
O roteiro do filme está sendo escrito por William Broyles Jr (Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo, A Conquista da Honra), Stephen Harrigan (da série de TV Cleopatra), Burr Steers (Orgulho e Preconceito e Zumbis, Como Perder um Homem em 10 Dias) e Ian Mackenzie Jeffers (A Perseguição).
Emperor ainda não tem previsão de estreia.