Nem mesmo Tom Cruise foi capaz de derrotar o novo sucesso do cinema argentino. El Clan, novo longa-metragem do diretor Pablo Trapero (Abutres, Elefante Branco) não apenas estreou em primeiro lugar nas bilheterias hermanas, como ainda bateu um importante recorde do cinema local.
Em apenas quatro dias, El Clan foi visto por 504 mil espectadores. Trata-se de um desempenho 10% superior ao obtido por Relatos Selvagens, o maior sucesso do cinema argentino em todos os tempos, com 3,45 milhões de espectadores. A título de comparação, Missão Impossível: Nação Secreta foi visto por 400 mil pessoas no mesmo período. Detalhe: eles estrearam na mesma data. Vale lembrar que o filme mais visto na Argentina em todos os tempos é a animação Minions, com cerca de 4,7 milhões de espectadores.
Estrelado por Guillermo Francella (O Segredo dos Seus Olhos), El Clan traz a história verídica da poderosa família Puccio, que nos anos 1980 sequestrava pessoas do luxuoso bairro em que vivia. Por mais que o resgate seja pago, ainda assim eles matavam suas vítimas.
Selecionado para a mostra competitiva do Festival de Veneza, o longa-metragem será ainda exibido nos festivais de San Sebastián e Toronto, que acontecerão agora em setembro. Ainda não há previsão sobre quando chegará ao circuito comercial brasileiro.