As coisas podem ficar complicadas para os internautas que baixam filmes ilegalmente pela Internet. Em uma ação inédita, os produtores da comédia dramática Trocando os Pés, com Adam Sandler, decidiram processar 11 usuários que assistiram ao filme através da plataforma Popcorn Time.
O valor exigido na justiça foi de US$150 mil, mas a quantia deve ser reduzida após negociações. De qualquer maneira, o ato é simbólico, por abrir precedentes para outros produtores tomem medidas semelhantes, diretamente contra os usuários.
Em sua defesa, o Popcorn Time afirma que sua existência não é ilegal, já que os filmes não estão armazenados diretamente do site (este é o mesmo argumento do Pirate Bay, aliás), mas os produtores entendem que o fato de facilitar o acesso ilegal já constitui crime.
Por enquanto, as tentativas de fechar a plataforma não deram certo. Recentemente, os principais estúdios de Hollywood se uniram para processar o MovieTube, demonstrando que a indústria de cinema não pretende cruzar os braços diante da pirataria na Internet.