Era uma vez um mundo onde a 20th Century Fox acreditava no potencial de Quarteto Fantástico e tinha muitos planos para a franquia. Esse mundo não existe mais.
Com a estreia do longa-metragem no último final de semana, o filme de Josh Trank se tornou o filme baseado nas HQs da Marvel que recebeu as piores críticas em todos os tempos (atrás no ranking do site Rotten Tomatoes de filmes fracos como Elektra e Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança). Por isso, esqueça a ideia de ver Magneto e o Coisa no mesmo filme.
Há poucas semanas, Bryan Singer (diretor de X-Men: O Filme, X-Men 2, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e do ainda inédito X-Men: Apocalipse) afirmou que unir as franquias X-Men e Quarteto Fantástico seria "um encaixe natural" e que a "ideia estava em jogo".
Agora, os produtores Simon Kinberg e Hutch Parker negaram os rumores afirmando que as duas sagas existem em universos distintos que não se cruzam. "Eles existem em universos paralelos. O Quarteto Fantástico existe em um mundo sem mutantes. Os X-Men existem em um mundo sem o Quarteto Fantástico. Cruzá-los seria desafiador, mas nós gostaríamos muito de ver todos aqueles atores juntos mais uma vez, da maneira como eles estavam na Comic-Con", afirmaram os produtores ao jornal Daily News em um e-mail conjunto.
De fato, ambas as produções se ambientam em universos cinematográficos diferentes. X-Men: Apocalipse, que estreia em maio de 2016, se passa nos anos 80, enquanto o mais recente Quarteto Fantástico se passa nos dias atuais. Entretanto, isso não seria empecilho para a Fox, caso o estúdio quisesse realizar um crossover.
A franquia X-Men (em Dias de Um Futuro Esquecido) já abordou o conceito de viagem no tempo e o próprio Quarteto Fantástico (2015) envolve viagens interdimensionais. Ou seja, daria para encontrar um jeito. No universo das HQs, já teve até crossover entre Marvel e DC, então, basta ter vontade, o que parece que a Fox não tem, devido ao fiasco de Fantastic Four.
Oficialmente, a sequência Quarteto Fantástico 2 está marcada para 2017, mas, de acordo com um rumor levantado pelo site The Daily Superhero, a Fox estaria cogitando abandonar a produção da continuação. Assim, o estúdio se organizaria para lançar, no mesmo ano, Deadpool 2, sequência do ainda inédito Deadpool.
Se o rumor for verdadeiro, a Fox terá pouco tempo para cuidar do projeto e começar a filmar Deadpool 2
— filme que ainda não foi oficialmente anunciado —, já que o primeiro Deadpool, com Ryan Reynolds, estreia dia 11 de fevereiro de 2016.
Por questões contratuais, caso a Fox não inicie a produção de um novo filme do Quarteto Fantástico até 2022 e lance um novo reboot/sequência até 2023, os direitos de adaptação dos personagens voltam para a Marvel Studios. Foi o que aconteceu com o Demolidor. Por mais que a Marvel provavelmente não esteja interessada em desenvolver seus próprios filmes do Quarteto Fantástico, seria interessante ver como eles poderiam utilizar personagens como o Surfista Prateado e o Galactus na franquia Guardiões da Galáxia.