Desde 2012, quando dirigiu Lincoln, Steven Spielberg não apresentou nenhum filme novo. Mas a partir deste ano, o diretor volta com três projetos seguidos: o suspense de guerra Ponte dos Espiões chega aos cinemas no mês de outubro, a aventura familiar The BFG está programada para 2016, e a ficção científica Ready Player One foi marcada para 15 de dezembro de 2017.
Caso consiga manter este cronograma apertado, esta será a primeira ficção científica do cineasta desde o sucesso Guerra dos Mundos, em 2005. Spielberg buscava um projeto futurista para dirigir há anos, e quase começou as filmagens de Robopocalypse, até o projeto ser cancelado pelos produtores por causa dos altos custos de produção.
Ready Player One é baseado no livro "Jogador Número 1", de Ernest Cline. A história se passa no ano 2044, quando as pessoas preferem viver numa realidade virtual. Mas um grande prêmio seduz os moradores, que devem passar pela prova da experiência real para vencê-lo.
A nova ficção científica de Steven Spielberg foi descrita como uma mistura de Matrix, Avatar e A Fantástica Fábrica de Chocolate. Será que isso é bom?
Fato curioso: esta história foi inicialmente oferecida a Christopher Nolan, que abandonou o projeto. Pouco tempo atrás, foi Nolan que assumiu um projeto abandonado por Spielberg: Interestelar.