A Sony Pictures Classic, divisão da Sony Pictures voltada para o chamado cinema de arte, comprou os direitos de distribuição de Miles Ahead, cinebiografia do lendário músico Miles Davis (1926 - 1991). Entretanto, ao anunciar à imprensa que iria lançar o longa-metragem, a companhia chamou o trompetista de "icônico cantor".
"Nós não estamos apenas testemunhando pela primeira vez a história sobre esta parte da vida de Miles Davis, mas também estamos a testemunhando essa história da maneira como ela merece ser contada e acompanhando o nascimento de um grande diretor de cinema, que também interpreta o lendário cantor em uma atuação de cair o queixo", diz o press release divulgado pela Sony Pictures Classics.
Miles Ahead é dirigido, estrelado, roteirizado e produzido por Don Cheadle, ator famoso por seus papéis em Homem de Ferro 3 e Hotel Ruanda.
Cheadle não usa o termo "cinebiografia" para se referir ao seu próprio filme. "Você pode chamar o filme assim, se quiser", declarou, "mas para mim, é algo que eu rejeito. Eu não estou interessado em fazer as coisas que as cinebiografias tradicionais fazem. Eu quero contar uma história boa, que seja impressionante e incorpore todos os estilos, influências e ideias musicas de Miles".
A trama de Miles Ahead vai focar no período entre 1974 e 1979, em que o músico estava afastado dos palcos e dos estúdios e contou com a ajuda de um jornalista (interpretado por Ewan McGregor) para voltar à ativa. O elenco também conta com Zoe Saldana no papel de Frances Taylor, primeira esposa de Davis.
Miles Ahead ainda não tem data de estreia no circuito comercial dos Estados Unidos (nem do Brasil), mas o longa deve fazer sua première no Festival de Cinema de Nova York, em outubro.