Demolition, do diretor canadense Jean-Marc Vallée, produzido pelo canadense Jason Reitman, vai abrir o maior festival canadense de cinema – e um dos mais importantes do mundo. A 40ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, em inglês) começa em 10 de setembro – e vai até o dia 20 – com a estreia mundial do drama romântico protagonizado por Jake Gyllenhaal, com Naomi Watts e Chris Cooper.
Antes que acusem a organização do TIFF de bairrismo, vale lembrar que Vallée é o responsável por Clube de Compras Dallas (Oscar de melhor ator e ator coadjuvante para Matthew McConaughey e Jared Leto, respectivamente) e Livre (indicações para Reese Witherspoon e Laura Dern), só para citar os dois últimos anos – ao passo que, sob a batuta de Jason na direção, Juno levou o Oscar de melhor roteiro (Diablo Cody) e Amor Sem Escalas recebeu seis indicações em 2010. Qual o nosso argumento? Reforçar que o Festival de Toronto é o principal termômetro da corrida pré-Oscar.
Demolition conta a história de um investidor, Davis (Gyllenhaal), que perde a esposa em um trágico acidente de carro. Apesar dos estímulos do sogro, ele fica desacreditado da vida. A partir de uma situação banal, uma carta de reclamação que ele envia à empresa responsável por uma daquelas máquinas de venda, Davis se aproxima da moça responsável pelo atendimento ao consumidor – papel de Watts.
“Vallée tem uma tradição de apresentar personagens fortes, imersos em uma jornada de auto-descoberta e redenção”, justificou Cameron Bailey, diretor artístico do festival.
Julianne Moore, Ridley Scott, Eddie Redmayne e até Michael Moore
Ao todo foram anunciados 49 títulos – só nesta fase, que os organizadores chamaram de “primeira rodada” –, entre premières mundiais, americanas e canadenses. Os filmes são divididos em duas categorias, as exibições “de gala”, ou seja, com a presença de parte dos realizadores; e “apresentações especiais”.
Vale lembrar que o Festival de Toronto não é competitivo. Quer dizer, mais ou menos. Não há um júri oficial, mas o público vota nas melhores produções – que, geralmente, entram forte na disputa do Oscar. Para se ter uma ideia, nos últimos três anos, o público escolheu O Jogo da Imitação (2014), 12 Anos de Escravidão (2013) e O Lado Bom da Vida (2012).
Entre as 15 galas estão Freeheld, drama com Julianne Moore e Ellen Page como um casal em luta por seus direitos civis; Perdido em Marte, o ‘Gravidade’ de Ridley Scott; e o novo de Stephen Frears, The Program, cinebiografia de Lance Armstrong.
Entre as exibições especiais, Eddie Redmayne chega como a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero (The Danish Girl), filme de Tom Hooper (O Discurso do Rei); Johnny Depp é o trambiqueiro de Black Mass (outra história real); Beasts of No Nation, a primeira produção cinematográfica da Netflix, dirigida por Cary Fukunaga (True Detective); e até Michael Moore, há seis anos sem lançar um filme, retorna com Where To Invade Next, uma sátira geopolítica.
A lista completa você confere abaixo.
Por ora, nenhum título brasileiro foi anunciado e nada foi dito a respeito das outras (diversas) mostras e homenagens. O AdoroCinema estará presente no TIFF 2015 mais uma vez.
APRESENTAÇÕES DE GALA
- Beeba Boys, Deepa Mehta, Canada
- Demolition, Jean-Marc Vallée, USA
- The Dressmaker, Jocelyn Moorhouse, Australia
- Eye in the Sky, Gavin Hood, United Kingdom
- Forsaken, Jon Cassar, Canada
- Freeheld, Peter Sollett, USA
- Hyena Road (Hyena Road: Le Chemin du Combat), Paul Gross, Canada
- LEGEND, Brian Helgeland, United Kingdom
- Lolo, Julie Delpy, France
- The Man Who Knew Infinity, Matthew Brown, United Kingdom
- Perdido em Marte, Ridley Scott, USA
- The Program, Stephen Frears, United Kingdom
- Remember, Atom Egoyan, Canada
- Septembers of Shiraz, Wayne Blair, USA
- Stonewall, Roland Emmerich, USA
APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
- Anomalisa, Charlie Kaufman e Duke Johnson, USA
- Beasts of No Nation, Cary Fukunaga, USA
- Black Mass, Scott Cooper, USA
- Brooklyn, John Crowley, United Kingdom/Ireland/Canada
- The Club, Pablo Larraín, Chile
- Colonia, Florian Gallenberger, Germany/Luxembourg/France
- The Danish Girl, Tom Hooper, United Kingdom
- The Daughter, Simon Stone, Australia
- Desierto, Jonás Cuarón, Mexico
- Dheepan, Jacques Audiard, France
- Families (Belles Familles), Jean-Paul Rappeneau, France
- The Family Fang, Jason Bateman, USA
- Guilty (Talvar), Meghna Gulzar, India
- I Smile Back, Adam Salky, USA
- The Idol (Ya Tayr El Tayer), Hany Abu-Assad, United Kingdom/Palestine/Qatar
- The Lady in the Van, Nicholas Hytner, USA/United Kingdom
- Len and Company, Tim Godsall, USA
- The Lobster, Yorgos Lanthimos, Ireland/United Kingdom/Greece/France/Netherlands
- Louder than Bombs, Joachim Trier, Norway/France/Denmark
- Maggie’s Plan, Rebecca Miller, USA
- Mountains May Depart (Shan He Gu Ren), Jia Zhang-ke, China/France/Japan
- Office, Johnnie To, China/Hong Kong
- Parched, Leena Yadav, India/USA
- Room, Lenny Abrahamson, Ireland/Canada
- Sicario, Denis Villeneuve, USA
- Son of Saul (Saul Fia), László Nemes, Hungary
- Spotlight, Tom McCarthy, USA
- Summertime (La Belle Saison), Catherine Corsini, France
- Sunset Song, Terence Davies, United Kingdom/Luxembourg
- Trumbo, Jay Roach, USA
- Un plus une, Claude Lelouch, France
- Victoria, Sebastian Schipper, Germany
- Where to Invade Next, Michael Moore, USA
- Youth, Paolo Sorrentino, Italy/France/United Kingdom/Switzerland